segunda-feira, 26 de março de 2012

Meu anjo Mateus

Bom dia amigos!
   


Esse é o meu anjo Mateus, meus amigos mais próximos aqui do blogue já o conhecem
Mateus sempre foi uma criança muito feliz, embora sempre muito chorão.
Aos seis meses percebi algumas diferenças no seu jeitinho de brincar, sorria muito mas sempre olhando para parede ou para o tecto, poucas vezes conseguimos arrancar uma boa gargalhada, assim como ele dava para as paredes.
Com um aninho dizia algumas palavras, era totalmente normal fisicamente, até foi um bebé bastante precoce, nasceu dentinhos com cinco meses, sentou também muito cedo e por ai em diante.


Aos dois ano Mateus se calou, já não falava nada, apontava as coisas que queria mas não abria a boca para pedir, as palavras que ele tinha aprendido tinham desaparecido.
Ele gritava sempre que algo lhe incomodava, começamos a reparar que algumas propaganda da televisão deixava o histérico  a ponto de gritar sem parar com as mãos no ouvido, era estranho porque eu nunca tinha presenciado uma reacção assim em nenhuma criança antes.
Além de não falar Mateus tinha algumas manias ou até obsessão por algumas coisas, por exemplo o iogurte, sempre tinha que ser sempre o mesmo e tinha verdadeira rejeição pela novidade, detestava outros alimentos fora do seu habitual.

Sempre quando estava perto de outras crianças parecia perturbado, com o barulho e principalmente com o contacto directo, no parque ele sempre sorria e brincava sozinho, não gostava de estar com crianças da sua idade.

Com três anos Mateus ainda não falava, já não era um simples atraso na fala, levamos no medico dele e explicamos o problema, o medico imediatamente nos mandou a um especialista, respondemos algumas perguntas que na maioria delas até parecia ser uma descrição fiel do Mateus.
Ao final de responder tantas perguntas a Pediatra fez lhe alguns testes e não demorou muito para dar seu diagnóstico disse ela" Não sei se já consultaram mais algum especialista, mas posso afirmar com certeza que seu filho tem autismo" 
aquilo foi uma bomba na minha cabeça e claro na cabeça do meu marido também que até então teimava que o problema era só um atraso na fala.
Desde então se passou três semanas, estamos fazendo alguns exames para classificar o grau de autismo em que se encontra o Mateus, temos exercitado bastante a paciência, pois as vezes ele acorda calmo mas na maioria é muito agitado e as vezes até agressivo.
Bem eu quis dar alguma satisfação porque não tenho tido muito tempo para estar aqui e trazer coisas novas, se alguém quiser saber mais sobre o assunto tem um blogue muito legal que conheci a poucos dias atrás, conta a História da Milena uma menina que também tem autismo, ela é uma graça.
Muitos beijos a todos vocês fiquem na paz...

2 comentários:

  1. Pois é não sei o que dizer. Seu filho é lindo. Já sabia desta não sei se posso chamar de doença ou estado. Agora vou me interessar em compreender. Pois tenho amigas que tem filhos com este estado diferenciado. Muito obrigada por mesmo sendo difícil pra você contar, mas é importante pois alerta ajuda a outras pessoas. Sem imaginar você fez um trabalho que Deus quer. Estou indo lá ver o site que você recomendou. Gracia

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada a você Johanne! por mais difícil que seja para nós as famílias com crianças especiais, ainda mais difícil é encarar a falta de informação, agente tá sempre pensando que esse tipo de coisa só acontece na casa do vizinho mas não é bem assim,as vezes a informação certa faz toda a diferença, bjus e obrigada pela força fica com Deus e volte sempre!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...